O que é Stent?
Obstrução de Artérias
O que são stents? Stents, são pequenas malhas tubulares de metal de diversas ligas diferentes e que tem por finalidade dar sustentação a uma abertura de uma artéria ou de uma veia. Assim como uma laje, existe a parte de cimento em cima que seria a artéria ou a veia ou a parte de metal para dar sustentação a uma laje que seria o stent, o stent é pra dar uma sustentação de uma dilatação de uma placa de gordura cálcio pra que ela não desmonte na luz da artéria e uma fina camada de tecido que vai crescer por cima desse como se fosse um gesso de acabamento.
O stent foi idealizado em mil novecentos e noventa por um colega médico argentino chamado Palmaz e desde então eles se desenvolveram nas suas mais diversas formas. Hoje existem microstents em torno de dois milímetros que são inseridos dentro da área da circulação cerebral pra tratamento de aneurismas, por exemplo, como também a grandes stents para tratar artérias principais como a ortoabdominal e a veia cabo inferior. Existe ainda variações de dois tipos basicamente stents. O não recoberto. Isso é feito de apenas uma malha de metal que tem a sua flexibilidade. E assim os também recobertos com o fino tecido impermeável que ele serve pra justamente isolar toda a parte externa da artéria. No caso aneurisma de abdominal, por exemplo.
Os stents cada vez mais se desenvolvem em sistemas de mais baixo perfil e grande navegabilidade. Hoje como foi mencionado existentes de dois milímetros que são entregues, liberados dentro da artéria através de um microcateter que tem de sete, oito dias a espessura de um fio de cabelo. Os stents podem ser autoexpansíveis quando ele vem fechados e ao liberar eles abrem automaticamente com uma mola ou eles pode ser montados em cima de um cateter balão de angioplastia e ao se dilatar o balão, o stent obviamente ele vai se dilatar com o próprio cateter balão e ao desinsuflar o cateter balão eles ficam então localizados dentro do interior da artéria.
Deixe um Comentário