Isolamento e saúde vascular

  • Obstrução de Artérias

Neste período estamos com toda a atenção voltada ao controle da pandemia, priorizando o isolamento social como principal estratégia para evitar o risco de contágio. Com isso, o sedentarismo e a alimentação desregrada acabam se tornando mais comuns na rotina durante esse período, favorecendo fatores de risco importantes que ocasionam e agravam as doenças do sistema circulatório e também alertam para o maior risco de infecções associadas ao paciente diabético, trombose venosa profunda e embolia pulmonar no período da quarentena.
⠀⠀⠀⠀⠀
Devido a aterosclerose e problemas com a circulação em todas as partes do corpo podem ocorrer sintomas como dores nas pernas para caminhar, diminuição da sensibilidade, extremidades frias e hipertensão que, em casos mais graves, pode ocasionar perda de membros, derrame cerebral ou comprometimento de órgãos vitais por ocorrência de isquemia, derrames cerebrais e aneurismas.

Portanto é preciso estar atento a saúde vascular. Manter uma alimentação saudável, evitar o consumo de álcool e cigarro, procurar se movimentar mesmo dentro de casa e a medicação para o controle da hipertensão e diabetes são essenciais.